De 1894 a 1912 Presidente Rodrigues Alves

1894
Compra do Terreno da Fábrica

Em 1894, o Coronel Virgílio Rodrigues Alves compra um terreno no subúrbio entre Aparecida e Guaratinguetá, onde se instala a família Rodrigues Alves. Em 1887, Francisco de Paula Rodrigues Alves, foi nomeado presidente da Província, cargo que hoje corresponderia ao de governador ao qual foi nomeado em três ocasiões – 1887, 1900 e 1916. Foi também eleito por duas vezes Presidente do Brasil, de 1902 a 1906 e em 1918.

 

1912
Fundação da Fábrica

Coronel Virgilio, Comendador Antonio e Benedito Rodrigues Alves

Período que vai estabelecer um novo ciclo de poder e comércio, com a expansão de novas atividades, em especial as do setor têxtil, que em muito ajudaria no crescimento e desenvolvimento da cidade de Guaratinguetá. É fundada a nossa indústria, pelos três irmãos, Virgilio, Antonio e Benedito!

 

 

 

1918
Os imigrantes e a nova diretoria da Guaratinguetá

Em 25 de novembro de 1918, toda a diretoria, entrega documento de renúncia, vendendo suas ações. Em junho de 1919 são eleitos o Sr. Piero Roversi como presidente, o Sr. Benedito Rodrigues Alves como vice, o Sr. Augusto Schmuziger como gerente comercial e o Sr. Pietro Cappio como gerente técnico. Participariam do Conselho fiscal os Srs. Comendador Antonio Rodrigues Alves, Hugo Contie e Carlos Crespi. Em consideração aos novos interesses em jogo, temos um aumento de capital, a incorporação das novas empresas paulistanas, a reorganização geral da companhia e a reforma geral nos estatutos vigentes. Imigrantes em condições tecnicamente mais favoráveis, chegam ao Brasil e, justamente por serem mais qualificados, assumem cargos bem mais privilegiados do que aqueles que vieram pela lavoura. Viriam a ocupar cargos de gerentes, ou ainda a fazer parte do quadro de acionistas de muitas empresas, como foi o nosso caso.