De 1628 a 1877 Condessa de Vimieiro

1630

O INÍCIO DA CIDADE

Toda a riqueza do engenho da Vila de Guaratinguetá vai favorecer não só a importação de novos produtos à região, mas a chegada dos mascates que, certamente, renovariam e contribuiriam para um novo comércio e novas oportunidades de trabalho. Formada à margem do rio Paraíba a partir de uma sesmaria que ia de Pindamonhangaba a Tremembé, doada a Jacques Félix pela Condessa de Vimieiro. Dois anos depois, mais precisamente no dia 13 de junho de 1630, dá-se a fundação de fato do povoado de Guaratinguetá, com a construção de uma capela de pau a pique coberta de sapê dedicada a Santo Antônio, seu padroeiro.

1739

Santo Antônio de Sant’Anna Galvão

Em 10 de maio de 1739, nasce em Guaratinguetá(SP), Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, popularmente conhecido como Frei Galvão. Filho de Antônio Galvão, português natural da cidade de Faro, em Portugal, e de Isabel Leite de Barros, natural da cidade de Pindamonhangaba, em São Paulo.

1877
Inauguração da Estrada de Ferro

Ligando Guaratinguetá à corte do Rio de Janeiro e à Vila de São Paulo, a Estrada de Ferro seria um divisor na história da cidade; não só pelo transporte de um comércio de novidades importadas vindas do porto de Paraty, mas também por trazer novos cidadãos, que trabalhariam para o progresso da cidade.